top of page

Alvará de funcionamento para Clínica Geriátrica

Atualizado: 6 de mai de 2022




Saiba na prática os perigos que uma Clínica para idosos representa de não estar com os Alvarás em dias, seja na Vigilância sanitária, Corpo de Bombeiro ou até mesmo na Prefeitura.


O poder executivo municipal, é o órgão responsável por fiscalizar e conceder o alvará de funcionamento para um estabelecimento comercial.


Na tarefa de oferecer serviços ao cliente, existe uma relação de honra, e a demonstração desta honra ao cliente, é estar em dia com o Alvará de funcionamento, praticar prevenção e segurança em todos os níveis exigidos pelo município.


Em qualquer segmento, primamos pela segurança e regulamentação, pode ser um detalhe que mude a forma de avaliar o Residencial para idosos quando este Alvará está em dia.


Pode ser o melhor bairro, pode ser o nome da Geriatria, ou também o marketing promovido pela Clínica Geriátrica que chame a atenção do cliente, mas, somente o Alvará de funcionamento irá determinar quão seguro é o estabelecimento.



O órgão executivo municipal, avalia:


Alvará da Prefeitura


Solicitar a nota fiscal é uma dica importante que está ao alcance do familiar, caso tenho alguma dúvida quanto a regularização do estabelecimento perante a prefeitura, ou até mesmo os quadros fixados no escritório de forma nítida, clara e transparente é um bom indicador quanto as certificações da clínica mediante aos órgãos fiscalizadores.


Corpo de Bombeiro


*A ergonomia da Clínica deve obedecer por via de regra as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), seguindo um padrão quanto a corrimãos, grau de inclinação para rampas, largura de portas, mínimo de 0.80 mt, os detalhes disso tudo, são de suma importância para a aprovação deste Alvará.


*Extintores de incêndio, assim como sinalizações para saída de emergência, luminárias de emergência, são itens de segurança em caso de incêndio e fazem parte deste conjunto de regras, e normas conferidas pelo Corpo de Bombeiro.


*Edificações de madeira, certamente aumentará o risco, por se tratar de material inflamável e isso não passará despercebido na hora de aprovar o Alvará de funcionamento; neste caso, será indeferido, por aumentar o risco de incêndio do local.


Vigilância Sanitária


*A segurança dos idosos está em primeiro lugar, decorrente a fragilidade de saúde, por isto, esse local deve estar totalmente adaptado e limpo. Dedetização, desratização, limpeza da caixa d'água e filtro do ar condicionado devem ser realizados periodicamente a cada 6 meses.


*As áreas molhados do Residencial Geriátrico, como: banheiros e lavabos, são, deste conjunto, um local de alta necessidade em segurança, pelos risco de acidentes, por isso da necessidade de barras de apoio, mas que ainda podem ser reforçadas no quesito segurança, fitas antiderrapantes, retirada do box para que não se tenha nenhum desnível no piso, detalhes estes que fazem a diferença.


*Toda área do estabelecimento, precisa não somente receber este alvará, mas passar por manutenção destes itens mencionados acima, isso de maneira periódica e criteriosa.


Contextualizamos sobre a vida, sobre em todo momento, precisarmos apresentar algum documento ou certificado, que comprove nossa proposta de local seguro.


Constituição Federal, no artigo 5º, inciso XV:


“XV – é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;”


Uma pandemia, um vírus, algo completamente fora do controle, foi motivo para reavaliarmos certas medidas de saúde e segurança, repensar a vida e corrigir hábitos e costumes.


Observamos em suma, que sempre haverá um órgão regulador e fiscalizador para nos multar quando estivermos em desconformidade a este órgão.


Em vários aspectos e momentos de nossa vida, somos cobrados e devemos estar em dia com as certificações; numa entrevista de emprego, precisamos de um CV e após isso, a certificação do que apresentamos, num concurso público, precisamos não só ser qualificado, não somente ter uma nota alta, mas principalmente, quando classificados, passar pela prova de títulos, que é a devida comprovação desta qualificação, e quanto mais títulos, melhor para nossa colocação deste concurso.


Clínica Geriátrica é um estabelecimento que necessita estar em dia com esta certificação, como mencionado acima, a certificação em dia, é uma honra devida ao cliente e seus familiares.


Muito mais que avaliar a importância deste alvará de funcionamento, é o significado dele: estar em dia com o órgão executivo do município, significa segurança, higiene e prevenção para os hóspedes.


No momento de comprarmos um fogão, uma lavadora ou até mesmo um aparelho celular, somos exigentes com a nota fiscal de garantia, sabermos onde recorrer; porque seria diferente em uma Casa de Repouso?


Clínica Geriátrica para idosos em Porto Alegre


O Residencial Geriátrico Mont Blanc é uma Instituição de Longa Permanência que também funciona como Clínica para idosos em Porto Alegre Rs, local este totalmente adaptado para receber idosos das mais diversas complexidades, seguimos todas as exigências da Vigilância Sanitária e órgãos fiscalizadores!



380 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Clínica para idosos em Porto Alegre

Encontrar uma Clínica para idosos em Porto Alegre que ofereça qualidade não é uma tarefa fácil. Essa busca exige atenção a muitos detalhes para garantir não apenas um bom serviço, mas também uma Clíni

bottom of page