Como escolher uma casa geriátrica para seu familiar

Uma boa pesquisa é fundamental antes de fazer a escolha definitiva.

No Brasil, a população idosa tem aumentado significativamente. Essa boa notícia eleva a demanda pela utilização de serviços de Instituições de Longa Permanência para Idosos, as ILPI’s, como as casas de repouso. Elas são responsáveis por oferecer assistência geriátrica e gerontológica. Estas instituições são reguladas pela Resolução – RDC nº 283, de 2005.





Escolher uma casa de repouso para um ente querido requer dedicação, tempo e muita responsabilidade. É preciso considerar uma série de fatores que terão influência direta no cotidiano do idoso.


Casa de repouso é diferente de asilo

Ao analisarmos a etimologia da palavra, veremos que “asilo” vem do latim asylum, que significa concessão de abrigo, remetendo à abandono e privação. Bem longe disso, as casas de repouso são instituições voltadas a idosos com assistência e cuidados especializados. Além de acompanhamento contínuo, eles participam de atividades que estimulam o corpo e a mente, sob supervisão de profissionais de diversas áreas.


O que é importante levar em consideração?

Além de uma boa localização e de uma equipe capacitada, humanizada e interessada, ao considerar uma boa casa de repouso, é preciso focar no que realmente precisam os idosos:

- Ambientes: devem ser limpos, agradáveis, tranquilos, confortáveis e acolhedores. Afinal, todo mundo gosta de conviver em um ambiente harmonioso;

- Infraestrutura: os ambientes devem ser, além dos atributos acima, seguros. Barras de segurança, bons corrimões e pisos descomplicados são importantes requisitos;

- Bons residentes: é claro que nem sempre é possível conhecer os companheiros de casa, mas é importante ter um panorama dos moradores. Lembre-se de que estes serão os novos amigos do idoso e a convivência é elemento vital para o idoso;

- Visitas: as casas de repouso têm regras, mas a maior parte delas permite visitas a qualquer tempo. Verifique o regulamento. É importante manter o laço familiar com visitas regulares;

- Atividades oferecidas: a agenda precisa estar cheia de atividades divertidas, inclusivas e inspiradoras. Música e artes são sempre ótimas pedidas!


Não escolha a casa de repouso pela fachada

Muita responsabilidade permeia a escolha de uma casa de repouso. É a escolha de um lar onde a pessoa que você ama vai viver. Mesmo sem querer, é comum que as pessoas cometam equívocos quando optam por lares somente pela fachada ou por algum anúncio. Em outros casos, escolhem rapidamente qualquer instituição levando em conta apenas o quesito preço.

Cada idoso tem necessidades particulares. Por isso, conhecer a fundo a casa de repouso, buscar referências e analisar prós e contras são alguns dos fatores de fundamental importância.


Conheça a Mont Blanc

Localizada no bairro Três Figueiras, e contando com 10 dormitórios, o residencial geriátrico Mont Blanc conta com uma equipe especializada. Atividades de artes, musicoterapia, fisioterapia e acompanhamento nutricional são alguns dos serviços oferecidos aos residentes.

Com carinho e cuidado, acreditamos que a promoção do bem-estar é fundamental para uma terceira idade muito mais feliz. Agende uma conversa conosco e conheça nossas instalações e atividades!

9 visualizações

Mont Blanc Residencial Senior

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

Rua Carlos Huber, 829 – Três Figueiras - Porto Alegre – RS

(51) 3276-5399   e   (51) 98136-9880

 

contato@montblancresidencial.com.br

Venha conversar com a gente.

Faça contato hoje mesmo.

  • Mont Blanc Residencial Facebook
  • Mont Blanc Residencial Instagram