top of page

OMS: Cuidados devem ser de todos, mas faz ressalva aos idosos

Atualizado: 29 de mai. de 2021

Uma doença desconhecida que iniciou na China, em pouco tempo se tornou uma pandemia no, algo amplamente disseminada, tornando-se assim uma preocupação nos Cuidados com os idosos.



Prontamente foi identificado o famigerado Grupo de risco, os idosos, com o qual nós do Residencial Mont Blanc trabalhamos, prevenir ainda é nossa melhor “arma” contra esse inimigo invisível.


Prevenir inclui a diminuição da circulação de pessoas no Residencial, bem como a redução de visitas, uma vez que agora o amor é posto à prova quando nossa preocupação é grande e nos faz ficarmos distantes para proteger quem amamos não venha a ser contaminado.


Todas as medidas preventivas vem sendo tomadas, os Cuidados, antes já muito atenciosos e instantâneos, foram ampliados, para garantir o conforto, bem estar  e principalmente a saúde (mental e física) de cada hóspede presente em nosso Residencial.


O Coronavírus (Covid-19) é um vírus de fácil contágio, com sintomas semelhantes a uma gripe comum, sendo ainda muitas vezes assintomático, em sua maior parte de casos afeta o sistema respiratório, podendo causar falta de ar.


Com tantas informações sendo recebidas diariamente torna-se impossível não se preocupar com questões básicas como “será que isso é sintoma do vírus?”, “será que estou com o vírus e sou assintomática?”, “será que não estou contaminando as demais pessoas a minha volta?”.


Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, quando contiverem suspeita, se isolem e somente procurem um hospital em casos mais graves da doença, evitando assim um colapso em nosso sistema de saúde ou uma possível contaminação de um círculo maior de pessoas.


O isolamento social ainda mexe com outras questões graves como a solidão, seres humanos não são biologicamente feitos para grandes períodos sozinhos, por isso é tão importante nos preocuparmos também com a saúde mental nesse momento.


DICAS DE CUIDADOS AOS IDOSOS

  • Manter uma alimentação saudável, rica em vitamina, produzindo assim forte resposta imunológica

  • Exercícios físicos periódicos

  • Exercícios manuais ou que utilizem o nosso tempo proveitosamente, evitando assim a sensação de “dia perdido”

  • Cuidados com a saúde mental, acompanhado com a terapia ocupacional

  • Conversação (mesmo que por chamada de voz ou vídeo) 

  • Selecionar as notícias que são visualizadas ao longo do dia (para não ficar preso somente em números e dados negativos)


CORRIDA AO IMUNIZANTE: COVID 19


Segundo a Secretaria Estadual da saúde (SES) do Rio Grande do Sul, a letalidade que a COVID 19 representa aos idosos é 5 vezes maior comparado a população em sua totalidade.


Já está na reta final dos teste de inúmeras vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil, mas uma vem ganhando destaque, é o caso da vacina chinesa CORONAVAC, observando agora sua eficácia para a compra em larga escala do Governo Brasileiro.


A expectativa é que ainda esse ano de 2020 seja dado inicio a aplicação do imunizante, uma verdadeira corrida contra o tempo .


O Governador do Rio Grande do Sul já deu inicio as negociação na compra da vacina Chinesa em parceria com o instituto Butantan, sendo agora estudada toda a logística que vai imunizar 11,5 milhos de cidadãos de gaúchos.


LAR DE IDOSOS SERÁ PRIORIZADO AO IMUNIZANTE


O Grupo de risco e os profissionais da saúde estão na lista de pessoas priorizadas para receberem o imunizante, por terem um quadro de saúde mais fragilizados e os profissionais da saúde possuírem exposição excessiva ao vírus.


A segunda onda já está acontecendo no Brasil e com as festividades de fim de ano, Natal e Ano Novo que se aproximam, a situação pode ser agravada ainda mais, com novos casos de transmissão.


Cientistas estão avaliando uma possível mutação do vírus, tornando-se mais transmissível e menos letal, ao mesmo tempo acompanhando e traçando um novo perfil dos infectados, em sua grande maioria os jovens.


RESIDENCIAL GERIÁTRICO MONT BLANC


Cuidados de higiene passou a ser prioridade no Residencial Mont Blanc em tempos de Pandemia, respeitar os protocolos é regra fundamental da casa, proteger o Grupo de Risco que fazem parte do nosso convívio familiar é saber respeitar a frágil saúde da pessoa idosa.


O Grupo Mont Blanc agora está oferecendo Cuidado Domiciliar para terceira idade em Porto Alegre, através da sua mais nova empresa de Home Care Assis Care.



133 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page