Fisioterapia e atividade física para os idosos: segredos da longevidade.

Atualizado: há 3 dias



Saiba a importância da manutenção de massa muscular e seus benefícios na terceira idade, estudos apontam para uma redução significativa da letalidade com apenas meia hora de exercício físico. Vamos abordar também a técnica ILIBI, muito útil nas sessões da fisioterapia geriátrica.


A perda de massa muscular ocorre de forma gradual logo após os 40 anos de idade. Há uma estimativa que após os 50 anos, aproximadamente 1,5% de massa muscular seja perdida anualmente.

Um dos fatores que tem relação com o agravo desse processo é o sedentarismo, baixo consumo de proteína, hospitalizações e doenças crônicas.

TÉCNICA ILIBI, SEGREDO DO REJUVENESCIMENTO

No seguimento de Geriatria, a técnica ILIBI tem mostrado ser baste útil na evolução do quadro clínico dos pacientes, sendo aplicada nas sessões de fisioterapia. Tratamento este que consiste em uma ação sistêmica anti-inflamatória, passando a desempenhar um papel importante no alívio de dores, muito comuns entre os pacientes idosos.



A técnica Russa ILIB tem função antioxidante que auxilia no combate ao envelhecimento das células, ajudando na diminuição da formação de manchas e rugas.


A técnica pode ser útil as pessoas de todas as idades, crianças, adultos e idosos.

BENEFÍCIOS DA TÉCNICA ILIB:

· Melhora no sistema imunológico

· Auxilia na nutrição celular

· Combate a doenças inflamatória

· Alívio de dores e estresse

· Acelera no processo de cicatrização de feridas

· Melhora a capacidade circulatória do sangue

ATIVIDADE FÍSICA

A longevidade está se tornando cada vez mais uma tendência no Brasil e no mundo, motivo esse se deu a partir de alguns hábitos saudáveis da população de modo geral, como diz um proverbio, coma a metade, caminhe o dobro e sorria o triplo.

A atividade física na terceira idade tem apresentado melhorias significativas no bom funcionamento do corpo e da mente.

Segundo um estudo britânico, os autores apontaram que a importância da atividade física em um período diário de apenas 30 minutos de exercícios de baixa e média intensidade é o suficiente para reduzir em até 33% a letalidade entre os idosos.

OSTEOPOROSE NA TERCEIRA IDADE

Na terceira idade é natural que algumas doenças crônicas passem a se tornar presentes no cotidiano do paciente idoso, e uma delas em especial atinge 30% dos idosos, é o caso da Osteoporose.

Osteoporose é considerada uma doença degenerativa, que se dá a partir da perda acelerada de massa óssea, normalmente os sintomas demoram a surgir, dificultando assim o seu diagnóstico.

Com essas deformações dos ossos, em alguns casos os idosos podem sofrer fraturas sem mesmo ter caído.

É natural que haja uma diminuição dos reflexos e equilíbrio com o passar dos anos, fato este que ocasionalmente está relacionado de alguma forma ao risco de queda, somado a um idoso que sofre de osteoporose, essa doença pode representar grande perigo.

CUIDADOS DO PÓS-OPERATÓRIO NA TERCEIRA IDADE

As adaptações devem se fazer presente ao se chegar à terceira idade, seja ela em suas rotinas ou até mesmo quanto a ergonomia da casa em que mora.

Cuidados devem ser tomados quanto ao risco de queda dentro de banheiros, sendo um local este que oferece grande risco ao idoso, devendo ser instalado barras de apoio e evitar a utilização de tapetes e box de vidro.

Após a alta hospitalar o paciente encontra dificuldade na reabilitação sobre um procedimento tão invasivo, ainda mais quando a casa em que mora não oferece toda uma estrutura adequada.


Diversos desafios são encontrados , acometendo a um cuidado mais intensivo de fisioterapia, ainda mais quando esse paciente é um idoso.


FISIOTERAPIA GERIÁTRICA: QUAL SUA RECOMENDAÇÃO PARA OS IDOSOS?

A fraqueza pode acarretar alguns problemas de mobilidade física, sendo esse um dos fatores frequentes que impedem o paciente idoso de realizar suas atividades cotidianas.

A fisioterapia geriátrica é uma grande aliada na qualidade de vida dos idosos, pois ela melhora a capacidade pulmonar, cardiovascular, óssea e também cognitiva, através das dinâmicas que são realizadas com o paciente.

Com base nas reclamações de dores do paciente é realizada uma avaliação de um fisioterapeuta que irá apresentar o diagnóstico, para só assim dar início ao tratamento.

A reabilitação que é realizada através da fisioterapia ao paciente, tem um papel importante na qualidade de vida do idoso, a partir de um trabalho de fortalecimento muscular atribuídas as sessões periódicas de fisioterapia.

BENEFÍCIOS:

· Manutenção de força

· Melhoria no equilíbrio e coordenação motora

· Recuperação de pós-operatório

· Alivio de dores crônicas

· Diminuição da rigidez no idoso

· Correção de postura

GERIATRIA MONT BLANC

A Geriatria Mont Blanc oferece uma estrutura adaptada de cuidados intensivos de alta complexidade, ainda disponibiliza sessões periódicas de fisioterapia e aplicação da técnica ILIB para os hóspedes da Clínica, a partir de um fisioterapeuta experiente e habilitado ao CREFITO.

65 visualizações

 Residencial Mont Blanc  

Venha conversar com a gente.

Faça contato hoje mesmo.

  • Facebook ícone social
  • Whatsapp Mont Blanc
  • Instagram ícone social

Rua Carlos Huber, 829 – Três Figueiras - Porto Alegre – RS

(51) 3276-5399   e   (51) 98136-9880

 

contato@montblancresidencial.com.br

  • Whatsapp Mont Blanc
  • Mont Blanc Residencial Facebook
  • Mont Blanc Residencial Instagram