top of page

Geriatria? Vamos desvendar tudo o que diz sobre esse estudo

Atualizado: 2 de abr. de 2023



Você sabe o que é Geriatria? É o estudo consiste em uma abordagem sobre as doenças mais comuns na terceira idade, nesse post vamos aprofundar sobre esse assunto e abordar seus desafios.


A Geriatria é uma área da medicina que se dedica ao cuidado de pessoas idosas. Os geriatras são médicos especializados na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas à idade avançada.


Eles trabalham para garantir que os idosos recebam a atenção médica de que precisam para manter a saúde e o bem-estar.


A Geriatria é uma área de saúde que tem crescido rapidamente nos últimos anos, em resposta à necessidade de cuidados especializados para pessoas idosas.


A população mundial está envelhecendo rapidamente e, consequentemente, o número de doenças relacionadas à idade também está aumentando.


Essa área de atuação compreende ao diagnóstico, tratamento e reabilitação do idoso, buscando dessa forma um envelhecimento saudável, normalmente assistida por um médico geriatra.


No que diz respeito aos cuidados geriátricos, este profissional em sua qualificação devem estar devidamente habilitado ao Conselho Regional de Medicina (CRM).


A Geriatria em sua abrangência está direcionada à pacientes que sofrem das mais diversas patologias comuns no processo do envelhecimento, tais como: osteoporose, artrite, alzheimer, hipertensão, exemplos estes de doenças crônicas que afetam em grande maioria os idosos.


Como atua o Médico Geriatra?


O Médico Geriatra adota uma abordagem ampla para avaliação de seus pacientes, oferecendo também os cuidados paliativos, conhecidos como cuidado de conforto para aqueles idosos que são portadores de doenças crônicas, sem cura.


Procurar fazer um atendimento preciso e tratando esses pacientes de forma precoce, pode gerar uma certa autonomia e maior independência, promovendo assim melhores condições de saúde.


Para a sociedade brasileira de Geriatria e Gerontologia, apesar da aprovação do Estatuto do idoso que mostrou ser uma conquista a essa população tão fragilizada, em sua realidade enfrenta diversos desafios, uma vez que os direitos e as necessidades dos idosos não são supridas como deveriam ser na teoria.


Enfermagem Geriátrica


A observação realizada por uma enfermeira à um paciente idoso, exige o conhecimento profundo das mudanças de seu estado, devido as múltiplas doenças que são características do envelhecimento.

A enfermagem Geriátrica está ideologicamente relacionada ao conhecimentos científicos, mas tem em sua essência conceitos que envolvem laços afetivos em seus relacionamentos com o paciente idoso, através de amizades que são criadas de forma espontâneas no dia a dia.


A convivência com esses pacientes é que fará com que os enfermeiros possam oferecer melhor entendimento e terem habilidade para suprir as suas necessidades de seu paciente.


Gerontologia


A gerontologia é o estudo do envelhecimento. É uma área interdisciplinar que abrange campos como a medicina, a psicologia, a antropologia, a sociologia, a economia e a educação.


Estudiosos da gerontologia procuram entender como as pessoas envelhecem e como elas se relacionam com a sociedade.


Eles também estudam como a sociedade pode apoiar e ajudar os idosos a viver vidas saudáveis e produtivas.


Um dos principais focos da gerontologia é a prevenção da incapacidade relacionada à idade. Estudiosos da gerontologia trabalham para desenvolver programas de saúde e bem-estar que possam ajudar as pessoas a envelhecer de maneira saudável.


As doenças crônicas que os idosos apresentam, podem acabar prejudicando sua qualidade de vida, dificultando as rotinas diárias.


Reconhecer as necessidades dos pacientes através de um monitoramento continuo da saúde emocional e de doenças crônicas é fundamental, Identificando e tratando essas patologias o mais rápido possível pode ser decisivo na promoção da saúde e bem-estar do paciente idoso.




A Geriatria Mont Blanc


A Geriatria Mont Blanc está localizada no três figuieiras, região nobre de Porto Alegre, uma Clínica para idosos especializada em cuidar de pacientes dos mais diversos graus de complexidade, um verdadeiro hotel para a terceira idade.

72 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page