Geriatria? Vamos desvendar tudo o que diz sobre esse estudo

Atualizado: Jul 14



Você sabe o que é Geriatria? esse estudo consiste em uma abordagem sobre as doenças mais comuns na terceira idade, nesse post vamos aprofundar sobre esse assunto e abordar seus desafios.


A Geriatria acompanha as situações mais comuns na rotina desses paciente que possuem uma saúde tão fragilizada, é o caso da avaliação quanto ao risco de queda, observando a necessidade de contenção do paciente, falta de equilíbrio, dificuldades com a memória, além dos diferentes tipos de demências, situações estas bastante comum nos idosos.


Essa área de atuação compreende ao diagnóstico, tratamento e reabilitação do idoso, buscando dessa forma um envelhecimento saudável, normalmente assistida por um médico geriatra, profissional especializado e capacitado no cuidado de pessoas da terceira idade.


No que diz respeito aos cuidados geriátricos, este profissional em sua qualificação devem estar devidamente habilitado ao Conselho Regional de Medicina (CRM).


A Geriatria em sua abrangência está direcionada à pacientes que sofrem das mais diversas patologias comuns no processo do envelhecimento, tais como: osteoporose, artrite, alzheimer, hipertensão, exemplos estes de doenças crônicas que afetam em grande maioria os idosos.


Como atua o Médico Geriatra?


O Médico Geriatra adota uma abordagem ampla para avaliação de seus pacientes, oferecendo também os cuidados paliativos, conhecidos como cuidado de conforto para aqueles idosos que são portadores de doenças crônicas, sem cura.


Procurar fazer um atendimento preciso e tratando esses pacientes de forma precoce, pode gerar uma certa autonomia e maior independência, promovendo assim melhores condições de saúde.


Para a sociedade brasileira de Geriatria e Gerontologia, apesar da aprovação do Estatuto do idoso que mostrou ser uma conquista a essa população tão fragilizada, em sua realidade enfrenta diversos desafios, uma vez que os direitos e as necessidades dos idosos não são supridas como deveriam ser na teoria.


Enfermagem Geriátrica


A observação realizada por uma enfermeira à um paciente idoso, exige o conhecimento profundo das mudanças de seu estado, devido as múltiplas doenças que são características do envelhecimento.

A enfermagem Geriátrica está ideologicamente relacionada ao conhecimentos científicos, mas tem em sua essência conceitos que envolvem laços afetivos em seus relacionamentos com o paciente idoso, através de amizades que são criadas de forma espontâneas no dia a dia.


A convivência com esses pacientes é que fará com que os enfermeiros possam oferecer melhor entendimento e terem habilidade para suprir as suas necessidades de seu paciente.


Gerontologia


Gerontologia nada mais é que o estudo das mudanças que ocorrem no processo natural do envelhecimento, podendo estes fenômenos serem psicológicos, sociais e fisiológicos.


As doenças crônicas que os idosos apresentam, podem acabar prejudicando sua qualidade de vida, dificultando as rotinas diárias.


Reconhecer as necessidades dos pacientes através de um monitoramento continuo da saúde emocional e de doenças crônicas é fundamental.


Identificando e tratando essas patologias o mais rápido possível pode ser decisivo na promoção da saúde e bem-estar do paciente idoso.


A Geriatria Mont Blanc


A Geriatria Mont Blanc está situada em uma região nobre de Porto Alegre, uma Clínica de idosos especializada em cuidar de pacientes dos mais diversos graus de complexidade, desde recém operados, acamados, pacientes que vieram da alta hospitalar, ou até mesmo em estágios terminais.

61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo