Quando chega a hora do idoso parar de dirigir?




O exame de aptidão física e mental de um condutor precisa ser renovado de tempos em tempos. Com isso já é possível ter uma ideia de como está a situação do idoso para continuar ou não a dirigir.


Segundo o Código de Trânsito Brasileiro não existe idade máxima para dirigir. O que muda nesta fase da vida é o prazo para renovação da CNH, que passa a ser a cada três anos (ao invés de cinco) quando o condutor passa dos 65 anos de idade. Todavia, este prazo pode ser menor se solicitado pelo médico perito no momento do exame.


Nesta faixa etária, dirigir requer atenção redobrada já que os reflexos são mais demorados e consequentemente o motorista dirige mais devagar, pelo menos assim deve ser naturalmente.


Diante desta situação, os motoristas "apressadinhos" tendem também a se incomodar com a lentidão de alguns condutores mais velhos. Este contraste traz a tona a percepção de que o idoso dificulta o trânsito.


É nesta hora que surge a necessidade uma avaliação feita pelos familiares, quanto a aptidão do idoso para lidar com o trânsito e seus possíveis eventos, potencializados por conta da diminuição dos reflexos na direção, principalmente em grandes centros e cidades.


Muitas vezes, este é o momento de considerar outras alternativas de locomoção, como um motorista particular, um familiar disponível ou até mesmo o uso de apps como Uber.


Além do DETRAN e da família, uma boa pessoa para avaliar se um idoso está ou não em condições de conduzir é um médico.


Claro que para tomar esta decisão devemos considerar cautelosamente a lucidez, condições físicas e mentais do idoso, assim como a sua disposição e paciência para lidar com o trânsito.

1 visualização

Mont Blanc Residencial Senior

  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

Rua Carlos Huber, 829 – Três Figueiras - Porto Alegre – RS

(51) 3276-5399   e   (51) 98136-9880

 

contato@montblancresidencial.com.br

Venha conversar com a gente.

Faça contato hoje mesmo.

  • Mont Blanc Residencial Facebook
  • Mont Blanc Residencial Instagram