Com a chegada da Realidade Virtual (RV), as Clínicas para idosos deixaram de ser visto como um espaço restrito e confinado, um equipamento que estimula o paciente idoso nas sessões de fisioterapia, neste Blog vamos dar algumas dicas para montar um desses dentro de casa, e sem gastar muito, confira as dicas!
Segundo a Fisioterapeuta Caroline Figueiredo conta que o equipamento além de estimular o idoso a se entreter, tem despertado a curiosidade até mesmo dos pacientes que não tinham interesse nas sessões de fisioterapia.
A atividade funcional é um grande benefício desse jogo, uma vez que ao iniciar o vídeo, o idoso acaba entrando na brincadeira e quer estender mais tempo nas sessões de fisioterapia. A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos idosos, o que antes eram as videoconferência durante a Pandemia, hoje a Realidade Virtual está cada vez mais presente, principalmente quando o assunto está relacionado a saúde dos idosos.
Através do uso da realidade virtual (RV), por exemplo, é possível permitir que o indivíduo se projete para um ambiente diferente do real, trazendo possibilidades de revisitar lugares e resgatar memórias de experiências já vividas.
De forma complementar a outras intervenções, a realidade virtual pode trazer inúmeros benefícios, principalmente àqueles pacientes com alguma incapacidade funcional e que estejam mais restritos dentro de ambientes como as clínicas para idosos. Através da imersão e interação na realidade virtual, uso de óculos (RV) e fones de ouvido de última geração, o indivíduo receberá diferentes estímulos, como se estivesse num ambiente real e alternativo.
Assim é possível criar novas conexões no cérebro e alcançar melhoras na saúde física, mental e psicossocial, desde que a realidade virtual seja utilizada como uma estratégia complementar na fisioterapia. A motivação e a aderência dos indivíduos para as atividades físicas podem aumentar com o uso da (RV), através das diferenças durante a imersão.
Quando associado a um objetivo dentro de um jogo, por exemplo, o idoso desenvolve movimentações corporais, estímulos e foco de valores limitantes como dor ou medo.
Por ser uma terapia nova e pouco disseminada, mais estudos estão sendo realizados para determinar a eficácia nos idosos.
E novas revisões sistemáticas têm alertado que as intervenções com a realidade virtual têm trazido potencial melhora na saúde, resultados promissores na melhora do controle postural, do equilíbrio, da velocidade de marcha, do controle motor, tanto como na diminuição e na percepção da dor, do número de quedas e do medo de cair. É importante salientar que antes do uso da (RV) como conduta terapêutica, o indivíduo passa por uma avaliação de profissional competente para determinar se a terapia é viável e segura.
Após essa etapa é realizada uma introdução gradual para verificar a aceitabilidade e os ajustes terapêuticos direcionados a cada um, para que a atividade realizada na realidade virtual possa ser transferida e aplicada na vida real. Clínica para idosos
A Clínica Mont Blanc prioriza ao paciente idoso, atividades de entretenimento e lazer, esse é o nosso propósito, uma Casa Casa de Repouso em Porto Alegre de referencia que trouxe uma novidade bastante aceita pelos moradores da casa.
Comments