top of page

Realidade virtual para idosos

Atualizado: 7 de set. de 2022



Com a chegada da Realidade Virtual (RV), as Clínicas para idosos deixaram de ser visto como um espaço restrito e confinado, um equipamento que estimula o paciente idoso nas sessões de fisioterapia, neste Blog vamos dar algumas dicas para montar um desses dentro de casa, e sem gastar muito, confira as dicas!


Segundo a Fisioterapeuta Caroline Figueiredo conta que o equipamento além de estimular o idoso a se entreter, tem despertado a curiosidade até mesmo dos pacientes que não tinham interesse nas sessões de fisioterapia.


A atividade funcional é um grande benefício desse jogo, uma vez que ao iniciar o vídeo, o idoso acaba entrando na brincadeira e quer estender mais tempo nas sessões de fisioterapia. A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos idosos, o que antes eram as videoconferência durante a Pandemia, hoje a Realidade Virtual está cada vez mais presente, principalmente quando o assunto está relacionado a saúde dos idosos.


Através do uso da realidade virtual (RV), por exemplo, é possível permitir que o indivíduo se projete para um ambiente diferente do real, trazendo possibilidades de revisitar lugares e resgatar memórias de experiências já vividas.



De forma complementar a outras intervenções, a realidade virtual pode trazer inúmeros benefícios, principalmente àqueles pacientes com alguma incapacidade funcional e que estejam mais restritos dentro de ambientes como as clínicas para idosos. Através da imersão e interação na realidade virtual, uso de óculos (RV) e fones de ouvido de última geração, o indivíduo receberá diferentes estímulos, como se estivesse num ambiente real e alternativo.


Assim é possível criar novas conexões no cérebro e alcançar melhoras na saúde física, mental e psicossocial, desde que a realidade virtual seja utilizada como uma estratégia complementar na fisioterapia. A motivação e a aderência dos indivíduos para as atividades físicas podem aumentar com o uso da (RV), através das diferenças durante a imersão.


Quando associado a um objetivo dentro de um jogo, por exemplo, o idoso desenvolve movimentações corporais, estímulos e foco de valores limitantes como dor ou medo.


Por ser uma terapia nova e pouco disseminada, mais estudos estão sendo realizados para determinar a eficácia nos idosos.


E novas revisões sistemáticas têm alertado que as intervenções com a realidade virtual têm trazido potencial melhora na saúde, resultados promissores na melhora do controle postural, do equilíbrio, da velocidade de marcha, do controle motor, tanto como na diminuição e na percepção da dor, do número de quedas e do medo de cair. É importante salientar que antes do uso da (RV) como conduta terapêutica, o indivíduo passa por uma avaliação de profissional competente para determinar se a terapia é viável e segura.


Após essa etapa é realizada uma introdução gradual para verificar a aceitabilidade e os ajustes terapêuticos direcionados a cada um, para que a atividade realizada na realidade virtual possa ser transferida e aplicada na vida real. Clínica para idosos

A Clínica Mont Blanc prioriza ao paciente idoso, atividades de entretenimento e lazer, esse é o nosso propósito, uma Casa Casa de Repouso em Porto Alegre de referencia que trouxe uma novidade bastante aceita pelos moradores da casa.



121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page