3 min

OMS: Cuidados devem ser de todos, mas faz ressalva aos idosos

Atualizado: 29 de mai de 2021

Uma doença desconhecida que iniciou na China, em pouco tempo se tornou uma pandemia no, algo amplamente disseminada, tornando-se assim uma preocupação nos Cuidados com os idosos.

Prontamente foi identificado o famigerado Grupo de risco, os idosos, com o qual nós do Residencial Mont Blanc trabalhamos, prevenir ainda é nossa melhor “arma” contra esse inimigo invisível.

Prevenir inclui a diminuição da circulação de pessoas no Residencial, bem como a redução de visitas, uma vez que agora o amor é posto à prova quando nossa preocupação é grande e nos faz ficarmos distantes para proteger quem amamos não venha a ser contaminado.

Todas as medidas preventivas vem sendo tomadas, os Cuidados, antes já muito atenciosos e instantâneos, foram ampliados, para garantir o conforto, bem estar  e principalmente a saúde (mental e física) de cada hóspede presente em nosso Residencial.

O Coronavírus (Covid-19) é um vírus de fácil contágio, com sintomas semelhantes a uma gripe comum, sendo ainda muitas vezes assintomático, em sua maior parte de casos afeta o sistema respiratório, podendo causar falta de ar.

Com tantas informações sendo recebidas diariamente torna-se impossível não se preocupar com questões básicas como “será que isso é sintoma do vírus?”, “será que estou com o vírus e sou assintomática?”, “será que não estou contaminando as demais pessoas a minha volta?”.

Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, quando contiverem suspeita, se isolem e somente procurem um hospital em casos mais graves da doença, evitando assim um colapso em nosso sistema de saúde ou uma possível contaminação de um círculo maior de pessoas.

O isolamento social ainda mexe com outras questões graves como a solidão, seres humanos não são biologicamente feitos para grandes períodos sozinhos, por isso é tão importante nos preocuparmos também com a saúde mental nesse momento.

DICAS DE CUIDADOS AOS IDOSOS

  • Manter uma alimentação saudável, rica em vitamina, produzindo assim forte resposta imunológica

  • Exercícios físicos periódicos

  • Exercícios manuais ou que utilizem o nosso tempo proveitosamente, evitando assim a sensação de “dia perdido”

  • Cuidados com a saúde mental, acompanhado com a terapia ocupacional

  • Conversação (mesmo que por chamada de voz ou vídeo) 

  • Selecionar as notícias que são visualizadas ao longo do dia (para não ficar preso somente em números e dados negativos)

CORRIDA AO IMUNIZANTE: COVID 19

Segundo a Secretaria Estadual da saúde (SES) do Rio Grande do Sul, a letalidade que a COVID 19 representa aos idosos é 5 vezes maior comparado a população em sua totalidade.

Já está na reta final dos teste de inúmeras vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil, mas uma vem ganhando destaque, é o caso da vacina chinesa CORONAVAC, observando agora sua eficácia para a compra em larga escala do Governo Brasileiro.

A expectativa é que ainda esse ano de 2020 seja dado inicio a aplicação do imunizante, uma verdadeira corrida contra o tempo .

O Governador do Rio Grande do Sul já deu inicio as negociação na compra da vacina Chinesa em parceria com o instituto Butantan, sendo agora estudada toda a logística que vai imunizar 11,5 milhos de cidadãos de gaúchos.

LAR DE IDOSOS SERÁ PRIORIZADO AO IMUNIZANTE

O Grupo de risco e os profissionais da saúde estão na lista de pessoas priorizadas para receberem o imunizante, por terem um quadro de saúde mais fragilizados e os profissionais da saúde possuírem exposição excessiva ao vírus.

A segunda onda já está acontecendo no Brasil e com as festividades de fim de ano, Natal e Ano Novo que se aproximam, a situação pode ser agravada ainda mais, com novos casos de transmissão.

Cientistas estão avaliando uma possível mutação do vírus, tornando-se mais transmissível e menos letal, ao mesmo tempo acompanhando e traçando um novo perfil dos infectados, em sua grande maioria os jovens.

RESIDENCIAL GERIÁTRICO MONT BLANC

Cuidados de higiene passou a ser prioridade no Residencial Mont Blanc em tempos de Pandemia, respeitar os protocolos é regra fundamental da casa, proteger o Grupo de Risco que fazem parte do nosso convívio familiar é saber respeitar a frágil saúde da pessoa idosa.

O Grupo Mont Blanc agora está oferecendo Cuidado Domiciliar para terceira idade em Porto Alegre, através da sua mais nova empresa de Home Care Assis Care.

    1330
    30